O
Planejamento na Classe Hospitalar é uma parte essencial para a qualidade do
processo educacional. É um momento de reflexão e conhecimento do aluno em suas
especificidades e conhecimentos prévios. O planejamento é um roteiro de
atividades que não necessariamente precisa ser seguido em sua totalidade,
principalmente, na classe hospitalar que é um local que mudanças contínuas.
No momento do planejamento o
professor precisa ter consciência que cada caso é diferente e especial e sempre
considerar o aluno como pessoa. O material da classe deve ser voltado ao aluno
como forma de propiciar o seu crescimento.
Como exemplo, proporcionaremos dois planos
de aula que podem ser utilizados na Classe Hospitalar, desde que adequado à idade/série e condições de saúde dos alunos a que sejam aplicados os planos.
PLANO DE AULA 1 - Para o 4º ano do Ensino Fundamental
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Conteúdo/Tema:
Gênero
textual carta
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Objetivos:
- Geral: Cultivar a
comunicação entre o aluno e seus familiares e amigos por meio do gênero
textual carta.
- Específicos:
- Identificar as características do
gênero textual de modo à aprendizagem de sua utilidade no dia a dia;
- Conhecer
o formato da carta;
- Identificar
o suporte textual do gênero;
- Compreender
a importância da carta como meio de comunicação;
- Analisar
as diferentes linguagens presentes em cartas diversas;
- Ampliar
os recursos comunicativos e a competência comunicativa do aluno;
- Incentivar
a comunicação do aluno com seus familiares e amigos;
- Entender
utilidade do envelope e sua forma de preenchimento;
- Construir
cartas para o envio a destinatários específicos.
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Metodologia
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Recursos
Pedagógicos
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Avaliação
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• Apresentação
de algumas cartas confeccionadas para aluno;
•
Juntamente com o aluno, ler e identificar as principais características
presente nelas;
• Discussão
sobre a importância do gênero textual;
• Mostrar
a estrutura do gênero textual por meio de uma carta confeccionada com
E.V.A.
• Explicação
das linguagens formal e informal que podem ser escritas em uma carta, sendo
enfatizada a necessidade de identificação do destinatário para a escolha da
linguagem ideal;
• Explicação
do suporte textual da carta, bem como a utilização e preenchimento do
envelope;
• Leitura
de cartas que amigos e familiares do aluno enviaram para ele;
• Construção
de duas cartas: uma para os amigos e a outra para a mãe do aluno.
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- Lápis,
pincéis coloridos, lápis de cor, papel, envelopes, cartas confeccionadas
com E.V.A, cartas para leitura e cartas dos familiares e amigos do aluno.
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- A avaliação será
desenvolvida
por meio da
participação
do aluno e das
construções
das cartas.
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PLANO DE AULA 2 - Para a Educação Infantil
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Conteúdo/Tema:
Comunicação
e expressão oral e por desenho
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Objetivos:
- Geral: Expressar-se
de forma oral e artística;
- Específicos:
-
Expressar ideias e sentimentos de forma oral, exercitando o vocabulário;
-
Exercitar a imaginação ao ouvir a história;
-
Expressar o ouvido e imaginado de modo artístico;
-
Recontar a história a partir do produto de sua criação (desenho/pintura).
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Metodologia
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Recursos
Pedagógicos
| Avaliação |
- Realizar um
primeiro momento de diálogo, possibilitando à criança um espaço de
expressão oral do que está pensando neste dia, se algo a incomoda ou se
apenas tem vontade de conversar, exercitando o seu vocabulário.
- Contar a história “As botas do
Gabriel” e, a partir das imagens, fazer questionamentos, colocando a
criança como parte da história;
- Expressar o que ouviu e imaginou a
partir da história por meio de desenho/pintura.
- Abrir um último momento para que a
criança reconte o que desenhou/pintou.
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- Livro
infantil “As botas do Gabriel”, do autor Ilan Brenman;
- Papel A4
- Canetinhas
- Lápis de cor
- Tinta guache
- Pincel
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- Avaliação a
partir do
desenho e
reconto para
analisar
se a história
teve
significado
e
influência
na criação.
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