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sexta-feira, 19 de julho de 2013

Planejando aulas na Classe Hospitalar

O Planejamento na Classe Hospitalar é uma parte essencial para a qualidade do processo educacional. É um momento de reflexão e conhecimento do aluno em suas especificidades e conhecimentos prévios. O planejamento é um roteiro de atividades que não necessariamente precisa ser seguido em sua totalidade, principalmente, na classe hospitalar que é um local que mudanças contínuas.

 No momento do planejamento o professor precisa ter consciência que cada caso é diferente e especial e sempre considerar o aluno como pessoa. O material da classe deve ser voltado ao aluno como forma de propiciar o seu crescimento.

Como exemplo, proporcionaremos dois planos de aula que podem ser utilizados na Classe Hospitalar, desde que adequado à idade/série e condições de saúde dos alunos a que sejam aplicados os planos.

 PLANO DE AULA 1 - Para o 4º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo/Tema: Gênero textual carta
Objetivos:
- Geral: Cultivar a comunicação entre o aluno e seus familiares e amigos por meio do gênero textual carta.
- Específicos:
  • Identificar as características do gênero textual de modo à aprendizagem de sua utilidade no dia a dia;
  • Conhecer o formato da carta;
  • Identificar o suporte textual do gênero;
  • Compreender a importância da carta como meio de comunicação;
  • Analisar as diferentes linguagens presentes em cartas diversas;
  • Ampliar os recursos comunicativos e a competência comunicativa do aluno;
  • Incentivar a comunicação do aluno com seus familiares e amigos;
  • Entender utilidade do envelope e sua forma de preenchimento;
  • Construir cartas para o envio a destinatários específicos.
Metodologia
Recursos Pedagógicos
           Avaliação
•          Apresentação de algumas cartas confeccionadas para aluno;
•          Juntamente com o aluno, ler e identificar as principais características presente nelas;
•          Discussão sobre a importância do gênero textual;
•          Mostrar a estrutura do gênero textual por meio de uma carta confeccionada com E.V.A.
•          Explicação das linguagens formal e informal que podem ser escritas em uma carta, sendo enfatizada a necessidade de identificação do destinatário para a escolha da linguagem ideal;
•          Explicação do suporte textual da carta, bem como a utilização e preenchimento do envelope;
•          Leitura de cartas que amigos e familiares do aluno enviaram para ele;
•          Construção de duas cartas: uma para os amigos e a outra para a mãe do aluno.
- Lápis, pincéis coloridos, lápis de cor, papel, envelopes, cartas confeccionadas com E.V.A, cartas para leitura e cartas dos familiares e amigos do aluno.

- A avaliação será
desenvolvida 
por meio da
 participação
 do aluno e das
construções
 das cartas.


PLANO DE AULA 2 - Para a Educação Infantil
Conteúdo/Tema: Comunicação e expressão oral e por desenho 
Objetivos:
- Geral: Expressar-se de forma oral e artística;
- Específicos:
- Expressar ideias e sentimentos de forma oral, exercitando o vocabulário;
- Exercitar a imaginação ao ouvir a história;
- Expressar o ouvido e imaginado de modo artístico;
- Recontar a história a partir do produto de sua criação (desenho/pintura).

Metodologia
Recursos Pedagógicos
  Avaliação
- Realizar um primeiro momento de diálogo, possibilitando à criança um espaço de expressão oral do que está pensando neste dia, se algo a incomoda ou se apenas tem vontade de conversar, exercitando o seu vocabulário.
- Contar a história “As botas do Gabriel” e, a partir das imagens, fazer questionamentos, colocando a criança como parte da história;
- Expressar o que ouviu e imaginou a partir da história por meio de desenho/pintura.
- Abrir um último momento para que a criança reconte o que desenhou/pintou.

- Livro infantil “As botas do Gabriel”, do autor Ilan Brenman;
- Papel A4
- Canetinhas
- Lápis de cor
- Tinta guache
- Pincel
- Avaliação a
 partir do 
desenho e 
reconto para
 analisar 
se a história
 teve 
significado
 e influência 
na criação.

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