Sejam bem-vindos ao nosso
cantinho de reflexão e construção de conhecimentos a respeito da educação, em
especial, da Classe Hospitalar.
A Classe Hospitalar é um tipo de atendimento da
modalidade da educação especial pouco visível pela sociedade, mas de total
importância para a garantia do direito à educação. Vamos conhecer um pouco
sobre ela?
Para que as necessidades especiais educacionais não representassem
obstáculos ao desenvolvimento do aluno foi criada a Classe Hospitalar, com o
objetivo de fornecer a continuidade do processo educacional às crianças, jovens
e adultos internados nos hospitais. É um atendimento diferenciado que é pensado
no sentido da autonomia do aluno e do seu desenvolvimento global. Para isso, o
pedagogo hospitalar tem uma prática planejada, flexibilizada e de acordo com as
necessidades dos estudantes.
A qualidade da Classe Hospitalar depende de vários
fatores, dentre esses está a comunicação entre ela e os agentes envolvidos no
processo de desenvolvimento do estudante, a saber: escola, profissionais da
saúde e família. A escola tem um papel essencial no sentido de informar a
classe hospitalar os conteúdos que deve ser passado ao estudante, pois os
professores da classe hospitalar trabalham de acordo com o currículo escolar. O
respeito entre os profissionais que trabalham no hospital também influencia o
melhor desenvolvimento e reconhecimento da classe. Da mesma forma, a família necessita passar as informações do aluno e da escola para os professores que trabalham no espaço hospitalar, visto que o melhor conhecimento do aluno geram melhores intervenções pedagógicas. É um trabalho conjunto voltado ao aluno.
A pedagogia hospitalar é capaz de promover um elo da criança ou do adolescente hospitalizado com o mundo que ficou fora do hospital. Para Fonseca (s/d apud Revista Crescer 2002, p.58):
Um ambiente que poderia ser frio e desconfortante, acaba sendo transformado com a atuação da Pedagogia.
A pedagogia hospitalar é capaz de promover um elo da criança ou do adolescente hospitalizado com o mundo que ficou fora do hospital. Para Fonseca (s/d apud Revista Crescer 2002, p.58):
“a sala de aula do hospital é a janela por onde a criança se conecta com o mundo.”
Um ambiente que poderia ser frio e desconfortante, acaba sendo transformado com a atuação da Pedagogia.
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